Isto não é uma despedida qualquer

Doeram-me mais tristezas
Do que dias tristes que tive
Doeram-me todos os dias
E todos os que tive, foram felizes.

Isto de ser feliz é um processo complicado e lento
A vida deve ser entendida como parte inteira da dor
Não existe dor sem vida
E do mesmo modo, não existe vida sem dor
E aceitar este facto é querer ser feliz.

Tenho visto muito
Aprendido mais
Tenho aceitado tudo
Quando faz calor, ponho-me ao sol e sabe-me bem
E penso, que a vida não é uma despedida qualquer.

Ontem ao contemplar o céu
Passou um pombo cinzento a voar 
Foi pousar no galho mais alto da árvore mais alta que havia no monte
E esta imagem tem mais valor do que aquilo que tentei aqui dizer.
Tudo na vida, assim como a vida, é sempre metade de algo...
Só me falta morrer para ser completo.

1 comentário:

Suzete Brainer disse...

Caro Nuno,

É um momento tão especial (íntimo) para mim, ler os teus poemas,
provocam em mim uma revolução de sentimentos.
Este poema me acionou uma dor e ao mesmo tempo um
encanto pela sabedoria filosófica refletida na
magnifica construção imagética:
"Tudo na vida, assim como a vida, é sempre metade de algo...
Só me falta morrer para ser completo."

Eu sei que a leitura, os sentimentos são por mim projetados,
mas a tua escrita realmente é grandiosa, Poeta!
Sou admiradora da tua poesia...
Abraço de alma!